Porto de Aratu, um dos principais hubs logísticos do país para o escoamento de granéis sólidos.
ATU-12 e ATU-18, onde inteligência logística encontra alta performance
Na CS Portos, nossos terminais vão além da movimentação de cargas — eles representam o avanço da infraestrutura logística nacional com eficiência, tecnologia e visão estratégica. Localizados no Porto de Aratu (Bahia), os terminais ATU-12 e ATU-18 são peças-chave para conectar o Brasil produtivo aos mercados globais.
Terminal ATU-12
Importação de fertilizantes e granéis minerais
Projetado para atender a indústrias e players do agronegócio com alto desempenho e confiabilidade, o ATU-12 é um dos pilares da estratégia de abastecimento da nova fronteira agrícola brasileira.
Capacidade
de movimentação
Até 6 milhões de toneladas por ano com 02 berços de atracação, 03 armazéns e 03 pátios totalizando até 580 mil toneladas estática
Calado operacional
de 15 metros
14,4 metros e profundidade de 15 metros; possibilitando atracação de navios de grande porte (Panamax e similares no berço sul)
Equipamentos
de alta performance
02 berços de atracação, sendo um deles com correias transportaroras e dois descarregadores que alcançam produtividade de até 2.000 toneladas por hora
Monitoramento
em tempo real
e controles ambientais que asseguram a integridade das operações e o cumprimento das normas vigentes.
Diferenciais
Agilidade no desembarque e distribuição dos insumos.
Estrutura ideal para operações com fertilizantes, minérios e matérias-primas industriais.
Compromisso com padrões ambientais e de segurança.
Terminal ATU-18
Importação de fertilizantes e granéis minerais
Projetado para atender a indústrias e players do agronegócio com alto desempenho e confiabilidade, o ATU-12 é um dos pilares da estratégia de abastecimento da nova fronteira agrícola brasileira.
Capacidade
de movimentação
Até 3,5 milhões de toneladas de grãos por ano, sendo recepção de 20.000 toneladas por dia e embarque de 30.000 toneladas por dia.
Calado operacional
de 15 metros
14,4 metros e profundidade de 15 metros; possibilitando atracação de navios de grande porte (Panamax e similares no berço sul)
Equipamentos
de alta performance
com 04 silos de 30kt cada, 03 tombadores, correias transportaroras e 01 shiploader que alcançam produtividade de até 2.000 toneladas por hora, 30 mil toneladas por dia embarcada em um berço exclusivo
Monitoramento
em tempo real
e controles ambientais que asseguram a integridade das operações e o cumprimento das normas vigentes.
Diferenciais
Otimização da cadeia de exportação agrícola.
Redução de gargalos logísticos no escoamento do MATOPIBA.
Alta capacidade de armazenamento e carregamento simultâneo.
Conectividade logística diferencial competitivo
Ambos os terminais contam com acesso direto a rodovias e conexão com a malha ferroviária, o que possibilita uma operação verdadeiramente multimodal.
Menor tempo
de deslocamento.
Redução significativa de custos logísticos.
Mais previsibilidade nas entregas e embarques.
Mais previsibilidade nas entregas e embarques.
Além da infraestrutura física, a CS Portos aposta em tecnologia de monitoramento, digitalização de processos operacionais e uma governança sólida, que garante transparência, rastreabilidade e segurança em cada etapa da cadeia logística.
Compromisso com eficiência, sustentabilidade e resultado
Os terminais ATU-12 e ATU-18 são exemplos concretos de como infraestrutura e inovação podem caminhar juntas para transformar a logística brasileira. Cada embarque é planejado com inteligência, cada operação é executada com precisão, e cada cliente é atendido com foco em resultado de longo prazo.
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